DESCANSAR

DESCANSAR

Em novembro de 2013, Moritz Erhart, um jovem alemão de 21 anos, estagiário do Bank of America, foi encontrado morto por seus colegas. A morte chamou atenção pelo fato de Moritz ter permanecido 72 horas sem dormir.

A nossa sociedade é extremamente ativista. Vê no descanso uma fraqueza; vê na folga um inconveniente; vê no lazer um tempo perdido. Não é sem motivo que temos tantas pessoas nesse mundo moderno tão estressadas e doentes.

É preciso descansar! A Bíblia está cheia de instruções sobre descanso, lazer e relaxamento. Deus nos ordena em Êxodo 23.12: “Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás…” Em outras palavras, Deus criou o princípio de se tirar um dia de folga a cada sete dias, para descanso, recreação, adoração e restauração. 

O próprio Senhor Jesus diante de um ministério intenso, percebendo o cansaço de seus discípulos, convidou-os ao descanso. Em Marcos 6.31 lemos: “…Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.” 

“Descansar” significa dar uma pausa para o CORPO. Significa dormir, cochilar e não fazer nada. Significa não se envolver nas mesmas atividades semanais. Significa não trazer trabalho para casa. 

“Descansar” também significa recarregar as EMOÇÕES. Significa fazer algo diferente; um passatempo, um hobby; algo que se faça, que não precisa de tempo e nem prazo; é fazer algo para rir, se emocionar, suspirar profundamente ou refletir.

“Descansar” significa parar, visando a reorientação da vida ESPIRITUAL. Significa adorar o Criador. Significa meditar nas próprias fraquezas, nas necessidades da alma, enquanto ganha as forças do Altíssimo. Significa parar e pensar a vida para que ela se endireite nos caminhos e no jeito que Deus quer. 

Talvez você precise cuidar melhor de sua agenda e impor limites a você mesmo para descansar. Talvez você precise se organizar para fazer exercícios físicos, comer com prudência, ou ainda achar um hobby para se divertir. Tudo isso é muito bom, importante e válido para a vida.  

Mas acima de tudo e o mais importante, você precisa colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. Precisa fazer dEle a prioridade das prioridades. Quando Ele controla seu viver, tudo passa a ter propósito, significado e motivação. Com Deus a vida entra no equilíbrio. 

Na verdade, descansar mesmo, significa aprender e praticar os princípios do Salmo 127.1,2 que diz: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.”

É assim a sua vida?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s