SEMEANDO E COLHENDO
Boa parte da Bíblia foi escrita originalmente para uma sociedade agrária. As pessoas estavam extremamente familiarizadas com o trabalho na terra; o cultivo de plantações. Muitos dos ensinos de Jesus envolveram a vida agrícola e por isso há várias referências sobre “semear e colher”.
Semear e colher é uma lei do mundo natural, como também o é do mundo espiritual. Um homem colhe o que semeia. Paulo ensina em Gálatas 6.7: ”Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.”
Há consequências naturais das ações. O mundo opera sob a lei de causa e efeito. Não há maneira de contornar isso. Cada vez que se escolhe uma ação, naturalmente se recebe uma consequência.
A verdade é que todos estamos plantando o tempo todo. Plantamos pensamentos, atitudes, dinheiro, recursos, palavras, etc. E sempre colheremos o que plantarmos. E tudo começa com uma semente. E uma semente produz várias outras.
O que se semeia, se colhe! A Bíblia afirma com clareza: “…os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo colhem…” (Jó 4.8); “…semeiam ventos, colhem tormentas…” (Os 8.7); “…o que semeia a perversidade colhe males…” (Pv 22.8).
Muitos inadvertidamente acreditam que a vida irresponsável, sem regras, sem disciplina, sem normas, sem valores e sem limites é a verdadeira vida. Engano! A vida é um constante “semear e colher”, seja no campo profissional, moral, educacional, familiar, físico, emocional, relacional e acima de tudo, espiritual.
Há uma frase correndo solta na sociedade: “o importante é ser feliz!” Não, não é! O importante é fazer a vontade de Deus; o importante é agradar o Seu coração; o importante é ser sábio nas decisões da vida; o importante é conduzir a vida nos padrões que Deus estabeleceu. Isso é vida!
Por isso, semeie o que quer colher. Não desista e nem deixe ninguém destruir sua semeadura. Mantenha-se firme plantando, mesmo nos momentos difíceis. O Salmo 126.6 nos ensina: “Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes…”
Um sábio disse: “Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.”
Assim sendo, responda: O que você está semeando hoje em seu casamento, na educação de seus filhos, na sua vida profissional, no uso de seus recursos e em seus relacionamentos? E acima de tudo, o que você está semeando em seu relacionamento com Deus?
Não se esqueça: todos colheremos amanhã o que estamos semeando hoje.
Os comentários estão fechados.