SEJA GRATO!

SEJA GRATO!

O cotidiano de muitos pode estar sendo tomado por diversos compromissos, responsabilidades, pressões pessoais, familiares e profissionais. Na correria da vida, o dia pode até parecer pequeno demais, e ao chegar em casa cansados, se pensa apenas em descontrair, relaxar e descansar, e por vezes, já se planeja o que fazer no próximo dia.

Se não houver uma contínua vigilância, as atitudes acima podem estabelecer um padrão de vida e podem se tornar hábitos perigosos, conduzindo a pessoa a uma vida de constante murmuração e ingratidão. Pessoas ingratas são incapazes de reconhecer outras pessoas e muito menos as boas mãos de Deus dirigindo e sustentando suas vidas.

Há vários benefícios em praticar a gratidão. Segundo Robert Emmons, pessoas gratas se sentem mais vivas, dormem melhor, expressam mais compaixão e bondade, e até têm sistemas imunológicos mais fortes. Pessoas gratas aumentam significativamente o bem-estar e a satisfação com a vida.

A Bíblia não erra ao afirmar há mais de 2000 anos por meio do apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 5.18: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Deus é glorificado, honrado e exaltado quando as pessoas O reconhecem no que se é, tem e se tornou. Uma pessoa grata sempre sabe que nada é pequeno demais quando Deus é a fonte e a origem de tudo. O escritor americano Izaak Walton afirmou: “Deus tem duas residências: Uma é no Céu, e a outra é em um coração manso e grato.”

A atitude de agradecimento é mais importante do que o próprio ato de agradecer. Deus se alegra quando vê corações gratos. Paulo enfatiza em Colossenses‬ ‭3‬.17: “Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, DANDO POR MEIO DELE GRAÇAS A DEUS PAI.” O pregador inglês Charles Spurgeon disse: “Não é o quanto temos, mas o quanto apreciamos do que temos é que nos faz felizes.”‬‬‬

O coração grato sempre vê o melhor em cada situação. Ele vê problemas e fraquezas como oportunidades; tribulações e lutas como ferramentas para o refino da alma; tentações e pecados como ocasiões para se viver mais humilde e dependente de Deus, enquanto se torna também mais gracioso e menos crítico para com os pecados e erros de outras pessoas.

Assim, seja grato! Faça da gratidão um estilo de vida. Reconheça que Deus é bom, amoroso, misericordioso e soberano. Reconheça que Ele tem planos maiores e melhores em sua vida. Agradeça a Deus pelo que tem, é e se tornou. Agradeça a Ele pelas pessoas próximas e íntimas; louve-O pelo bom e pelo ruim, pela alegria e pela dor, pelo “sim” e pelo “não”; agradeça por tudo o que Ele tem permitido em sua vida. Use também esse dia para dizer: “obrigado Deus!”

G. K. Chesterton afirmou: “A gratidão é a mãe de todas as virtudes… a forma mais elevada do pensamento…”

Seja Grato!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s