CAMINHAR POR FÉ

CAMINHAR POR FÉ

Há na vida os momentos de silêncio, negros e difíceis; dias que parecem longo demais e não há expectativa de nenhuma luz. Esses são os dias onde Deus poderia falar, mas não fala. Nesses dias exige-se andar por fé. Em Hebreus 11.6 lemos: “Sem fé é impossível agradar a Deus…”

Andar por fé significa continuar crendo e confiando em Deus na escuridão, com a mesma intensidade de confiança quando tudo estava claro; quando tudo estava bem.

Andar por fé significa acatar o silêncio de Deus, não como Sua inércia, mas como uma expectativa de que Sua soberania, aliada ao Seu amor, está proporcionando algo maior e melhor.

Andar por fé significa que ainda que a vida esteja realmente dura, a tristeza bate, o choro venha, o desânimo surja e a incerteza apareça, nada disso torna-se o combustível para questionar, murmurar, desprezar ou abandonar a Deus.

A mulher de Jó, por exemplo, reagiu errado quando das grandes provações de sua vida. Ela disse a Jó, seu marido: “…Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” Mas Jó, andando por fé, lhe respondeu: “Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” (Jó 2.9,10).

É bem mais fácil andar por fé quando Deus está nos proporcionando tudo de bom. Mas o teste da fé não é quando a vida vai bem, mas quando ela vai mal. Andar por fé é olhar além do problema, da luta e da dor.

Andar por fé é caminhar consciente de Deus no meio de decisões extremas. É assumir a mesma postura e atitude de Moisés conforme relatado em Hebreus 11.24-27, que diz: “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.”

Se você decidir se consumir em seus problemas, questionar e chatear-se com Deus, lamuriar e murmurar, esteja certo de que você está reagindo errado diante do teste de sua fé. Esse mesmo teste que foi também aplicado a Abraão, Jacó, José, Davi, Jó, Jeremias, Jesus, Paulo e tantos outros, os quais passaram e foram vitoriosos porque não firmaram seus olhos nas circunstâncias, mas no Senhor.

Deus se agrada e muito, quando ao aferir a fé de alguém, permitindo as provações, vê que a reação do provado não é de rebeldia, mas de confiança.

Ele também se alegra em ouvir a voz de um coração em dor que diz: “não entendo Senhor, mas confio.” E mais, Deus já tem um tempo marcado para tirar a todos dos problemas, dores e crises. Ele não brinca com ninguém, mas Ele também sabe que não existe fé sólida sem dores.

Andar por fé é confiar em Deus a despeito de qualquer circunstância.

Você está andando por fé?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s