PESSOAS RESSENTIDAS

PESSOAS RESSENTIDAS

A primeira pessoa ressentida na Bíblia foi Caim. Em Gênesis 4, ele e seu irmão Abel trouxeram uma oferta ao Senhor. Abel agradou a Deus, porque trouxe a oferta como Deus desejava. Caim, por sua vez não agradou a Deus, porque não fez como Deus queria. Ao invés de Caim se humilhar e se arrepender diante de Senhor, fazendo a oferta como Ele deseja, Caim reagiu errado. O versículo 5 diz que “Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” 

Caim se ressentiu com Deus. Mas no versículo 6,7 o Senhor o confrontou dizendo: “…Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” Mesmo tendo sido advertido por Deus, o qual desejava a mudança de seu coração, Caim continuou em seu ressentimento e o final de sua atitude está relatada no versículo 8: “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” 

Caim matou seu irmão Abel por ter alimentado ressentimentos e mágoas contra Deus. O final do capítulo 4 revela a dura vida que Caim teve por causa da sua atitude insana. 

“Ressentimento” vem da palavra “re-sentir”; sentir novamente; sentir-se mal em relação a alguém repetidamente; ter queixa contra alguém. O ressentimento é a capacidade de pegar um fato ocorrido no passado e revivê-lo.

Pessoas ressentidas tem diversas posturas. Elas alimentam ira, raiva, mágoa, ódio e inveja contra o outro. Elas também deliberadamente não falam, ignoram e evitam os que a ofenderam. Elas são egoístas, insistem em não perdoar; elas insistem em sentir os problemas do passado; elas também insistem em não rever seus próprios erros; elas são péssimas avaliadoras de si mesmas. William Shakespeare afirmou: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.”  

O principal problema de pessoas ressentidas é que elas não avaliam e adequam suas vidas no padrão de Deus. Elas não se veem como Deus as vê; elas não enxergam os outros com os olhos de Deus, e tudo isso faz com que elas sejam míopes em analisar a vida na ótica divina. 

José, Jó, Davi e o próprio Senhor Jesus foram vítimas de erros de outros. Por que eles não foram tomados por ressentimentos e uma atitude de retaliação? Porque conseguiram ver Deus em suas vidas; conseguiram entender que Deus estava usando o mal para o próprio bem; conseguiram perdoar e não permitiram que o mal do outro decidisse o rumo de suas vidas. 

Talvez você diga: “mas eu não tenho poder para agir assim; para perdoar. Sei que preciso mudar minha atitude, mas não consigo mudar!” Essa é a razão porque você precisa ir a Jesus e pedir Seu poder e Sua vida em você. Porque Ele sabe muito bem o que é sofrer o mal e sempre suas expectativas estiveram em sintonia com o próprio Deus. É por Ele que você terá poder para perdoar e manter sua vida no padrão que Deus quer.

Venha a Jesus e troque o ressentimento pelo perdão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s