INVESTIMENTO ERRADO

INVESTIMENTO ERRADO

Em Lucas 12.16-21, Jesus nos conta a parábola sobre um homem agricultor. Ele diz: “…O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstrui-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.”

Nessa parábola de Jesus, esse homem comete três erros básicos. O primeiro erro é visto na forma como ele investiu seus esforços apenas para essa vida. Não era errado ele se estruturar melhor porque sua produção foi além da expectativa. O errado foi confiar sua alma apenas na abundância material. O errado foi focar apenas na vida terrena.

Quando o que somos e fazemos se tornam a prioridade e o centro de nossas vidas, nos tornamos cegos e insensíveis quanto a valores maiores. É triste quando esquecemos que a vida não é tudo o que temos e vemos. Jesus nos disse para acumularmos tesouros no céu e não terra (Mateus 6.19-21), ou seja, não podemos ser consumidos por coisas dessa vida que são extremamente passageiras.

O segundo erro desse homem é visto no fato dele não ser sensível à voz de Deus. Esse homem não conseguiu ouvir a voz de Deus na abundância material. Por não ouvir a voz de Deus, esse homem tornou-se egoísta e ingrato. Ele não louvou a Deus e muito menos O reconheceu. Suas palavras o condenam: “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.”

Deus nos fala por suas bênçãos. A abundância não necessariamente precisa ser em bens materiais, mas em boa saúde, oportunidades, excelentes relacionamentos e tantas outras questões da vida. A voz de Deus precisa ser respondida com humildade, gratidão, louvor e reconhecimento de que tudo o que somos e temos vem dEle.

O terceiro erro desse homem é visto no fato dele não ter feito nenhum investimento espiritual em sua vida. Esse homem somente focou sua vida no aqui e agora. A isso Jesus afirmou severamente em Marcos 8.36: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” E não é sem motivo que o próprio Deus lhe diz: “…Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

Esses mesmos erros desse homem podem ser também os seus. Todos, sem exceção morreremos e nos apresentaremos diante de Deus para prestar contas da vida que nos foi dada. Paulo afirmou em Romanos 14.12: “Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Por isso, faça de Jesus o maior tesouro da sua vida. Foque nEle e viva essa vida com intensidade. Use os bens materiais, saúde, habilidades e capacidade como meio para trazer honra e glória a Ele.

Segundo Jesus, investir na vida como fim último não é apenas um investimento errado, mas é um perigo eterno para a alma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s