JESUS E A MORTE

JESUS E A MORTE

Todos os dias pessoas morrem. Nos deparamos com o falecimento de estranhos, de um amigo, de um vizinho, de um conhecido ou de alguém famoso. Quando as notícias sobre a morte chegam, todos, sem exceção, somos lembrados de como a vida é transitória e passageira. Recordamos de que a morte é algo real e sempre está perto de cada um de nós.

A Bíblia fala e muito sobre a morte. Ela afirma que todos morrerão. O Salmo 89.48 declara: “Que homem pode viver e não ver a morte, ou livrar-se do poder da sepultura?” A Bíblia também ensina que a morte é um resultado direto da entrada do pecado no mundo. Em Romanos 6.23 lemos que “o salário do pecado é a morte…” Ela deixa claro que o homem morre apenas uma só vez. Em Hebreus 9.27 está escrito que “ ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso, o juízo.”

Em João 11.25,26 Jesus declarou uma das maiores verdades sobre a morte e a eternidade. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”

Nesse texto Jesus ensina três grandes princípios. No primeiro Ele afirma que há duas mortes: Há uma morte terrena. Jesus diz: “ainda que morra…” Há também uma morte eterna: Ele afirma: “não morrerá, eternamente.” Jesus apresenta a realidade pavorosa, destruidora e implacável da morte.

O segundo ensino refere-se diretamente a Ele. Jesus diz que Ele é a “ressurreição e a vida”. Ou seja, ainda que a morte revele sua face negra, ela não tem nenhuma força para com Ele, porque Jesus tem o poder para trazer a vida novamente. A passagem fala especificamente sobre Lázaro, que havia quatro dias que estava morto, e Jesus o ressuscitou. Jesus o tirou da morte física.

O terceiro ensino tem a ver com a crença e confiança nEle. Por três vezes Jesus usa o verbo “crer”. Ele diz: “….Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” Jesus deixa claro que a morte perde todo o seu poder e suposto “glamour” quando alguém crê nEle. Aquele que nEle crê não precisa temer a morte, porque Jesus tem autoridade e o poder da morte em suas mãos. Em Apocalipse 1.17,18 Ele mesmo afirma: “…Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”

A morte é uma realidade para todos. Iremos todos morrer. A questão não é a morte e o pavor mental que ela traz. A questão é onde estamos buscando vida.

Se você está buscando vida nessa vida, você está morrendo aos poucos. As coisas, circunstâncias, pessoas e crenças à parte de Jesus, não podem trazer vida. Buscar a vida na vida é viver sem propósito e sem esperança.

A proposta crucial e única de Jesus é ampla. Ele fala de vida. Vida que nada e ninguém pode dar e muito menos tirar. Jesus fala de si mesmo; de Sua pessoa. Quem nEle crê tem vida; vida hoje; vida eterna; vida para essa vida; vida após a morte.

Jesus para a morte propõe a todos uma esperança firme e inabalável. Ele diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente…”

A pergunta dele para você é: “…Crês isto?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s