A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES

A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES

Todos temos necessidades. Há diversos níveis de necessidades. As necessidades de um não são necessariamente as necessidades de outro. Jesus sabe o quanto são reais nossas necessidades. Ele sabe o quanto elas nos afligem e o quanto podemos ser dominados por elas. Mas Ele ordenou em Mateus 6.25: “Não andeis ansiosos pela vossa vida…” 

No contexto, as necessidades abordadas por Jesus são as de ordem básicas: comida, bebida e roupas. Ele não só ordena que não nos preocupemos com elas, ou com qualquer outra suposta necessidade, mas nos apresenta uma prática e prioritária solução. Ele diz em Mateus 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” 

O que Jesus basicamente está dizendo é: “Não se preocupe com suas supostas necessidades. Não foque nelas. Não se deixe consumir por elas. Elas são apenas meios, e não fins. Foque no verdadeiro objetivo da vida: coloque o reino de Deus como prioridade. Faça do reino de Deus a prioridade das prioridades.”

O “Reino de Deus”, segundo a Bíblia significa o pleno governo e domínio de Deus sobre tudo e todos. O “Reino de Deus” é a realidade que em um dia da história Ele reinará. Literalmente esse reino se efetivará por meio de Jesus Cristo, Seu Filho Amado.

Quando de Sua primeira vinda, Jesus ofereceu esse Reino ao povo de Israel, visto que a eles foi prometido no Antigo Testamento. Para participar desse reino, Israel foi chamado ao arrependimento de seus pecados, tanto por João Batista como pelo Senhor Jesus. Mas a nação não se arrependeu e o reino físico e literal foi adiado.

A realidade e a extensão do “Reino de Deus” após a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus, não é visto mais de forma visível, mas invisível; no coração. 

Todas as pessoas, em todas as épocas, são convidadas a participar do “Reino de Deus”. Os requisitos desse convite são os mesmos apresentados por Jesus há 2.000 anos atrás: os que querem participar do “Reino de Deus” precisam se arrepender de seus pecados, abandonar a vida que levam, morrer para si mesmos, entregar suas vontades e desejos a Jesus e servi-Lo, expandido o Seu “reino” até que Ele volte para reinar física e literalmente sobre tudo e todos.

Assim, a ordem de Jesus hoje e agora é “buscai o Reino de Deus e Sua justiça”. Os que não entregaram suas vidas ao “Rei” não entraram no “Reino” e estão cansados, frustrados, sem propósito de vida, e mais, estão se perdendo hoje e eternamente. A única forma de encontrar a vida é entregando-se totalmente a Jesus, fazendo dEle o Senhor e Salvador.

Aqueles que de alguma forma já disseram “sim” ao “Rei” estão no “Reino de Deus”. Esses não podem e nem devem focar nessa vida como o “fim último”. Eles precisam entender que o objetivo de suas vidas não é a vida em si. O foco agora é ampliar e fazer Jesus, o “Rei”, conhecido às pessoas. 

O perigo de focar prioritariamente em suas necessidades é que elas podem vir a se tornar um reino particular. A vida pode girar em torno delas. Mas Deus nunca prometeu cuidar de suas necessidades simplesmente para que você se sinta bem, confortável e viva tranquilo sem nenhum problema. Suas necessidades são por Ele supridas simplesmente para que “Seu Reino” avance. 

O “Reino de Deus”, segundo Jesus, é, e deve ser sempre, a prioridade das prioridades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s