OS ARROGANTES SERÃO HUMILHADOS

OS ARROGANTES SERÃO HUMILHADOS

Os capítulos 1 a 4 de Daniel conta-nos a história da interação do rei Nabucodonozor com Daniel e consequentemente com Deus. 

No capítulo 4, após Nabucodonozor ter um sonho, Daniel o advertiu para que ele mudasse de vida, se humilhando diante de Deus, evitando assim um terrível julgamento que o levaria à insanidade. Mas Nabucodonozor não se humilhou e nem se arrependeu de seus pecados.

Em Daniel‬ ‭4.33-34,36-37‬ o profeta finaliza o veredito de Deus contra Nabucodonozor. Ele diz o seguinte: “A sentença sobre Nabucodonozor cumpriu-se imediatamente. Ele foi expulso do meio dos homens e passou a comer capim como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pelos cresceram como as penas da águia, e as suas unhas como as garras das aves. Ao fim daquele período, eu, Nabucodonozor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração. Naquele momento voltou-me o entendimento, e eu recuperei a honra, a majestade e a glória do meu reino. Meus conselheiros e os nobres me procuraram, meu trono me foi restaurado, e minha grandeza veio a ser ainda maior. Agora eu, Nabucodonozor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.”‬‬‬‬

Esse triste e ao mesmo tempo feliz episódio na vida de Nabucodonozor ensina-nos o seguinte sobre Deus: 

1. Independente da história humana, Ele continua sendo Deus e soberano sobre os grandes governantes do mundo. A história está sob Seu perfeito controle.

2. Ele odeia o orgulho e sabe agir com dureza e firmeza usando métodos extremos para que o orgulhoso se humilhe diante dEle. O chamado dEle para qualquer pessoa é o arrependimento. Todos os que abandonarem a autojustiça e o orgulho, e se humilharem diante dEle terão suas vidas transformadas.

3. Ele é que abre o entendimento para que o mais vil, perverso e orgulhoso ser humano se converta a Ele. Ele perdoa qualquer pecado de qualquer pessoa arrependida. 

4. Deus é o centro de tudo. Toda a honra e toda a glória são e devem ser dadas a Ele. O fim e propósito de todo ser humano, independente de classe social, cultura e poder econômico, é honrar, glorificar e exaltar a Deus. 

Infelizmente ainda há muitos que insistem em viver como Nabucodonozor; não receiam em expor seu orgulho e arrogância. Mas felizmente há um Deus nos céus que humilha e quebranta arrogantes. Ele assim o faz para que esses rendam-se a Ele, e encontrem nEle a vida.

A história de Nabucodonozor está na Bíblia para encorajar a cada um de nós a vivermos humildemente diante de Deus, porque diante dEle todos os arrogantes serão humilhados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s