EVITANDO FRACASSOS PARA O PRÓXIMO ANO

EVITANDO FRACASSOS NO PRÓXIMO ANO

Cria-se muita expectativa para um próximo ano. Muita gente crê que há algo mágico na frase “feliz ano novo”. Contudo nada mudará pelo simples deslocar do ponteiro de segundos do dia 31/12 para o dia 01/01. Na verdade, se decisões na vida não forem acertadas com base primeiramente nos valores de Deus e na sabedoria, o fracasso será certo.

Para se evitar fracassos no próximo ano é preciso tomar decisões acertadas, e a primeira delas é aprender a centrar a vida em Deus. Jesus afirmou em Mateus 6.33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça, e as demais coisas serão acrescentadas.” A falta de prioridade para Deus é o número um dos fracassos da vida. Quem não se submete a Deus e à Sua Palavra terá dificuldade em viver e jamais poderá confirmar o que está escrito em Isaías 43.18-19, que diz: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” 

Em segundo lugar, para se evitar fracassos no próximo ano é preciso uma análise fria e coerente de como se está vivendo. É preciso fazer um inventário de todas as áreas da vida. Provérbios 27.12 nos ensina que: “o prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” É preciso ser realista sobre decisões que foram tomadas e quais os resultados alcançados. É preciso abandonar pecados, crenças, estilos, hábitos e visão de vida. Quem não avalia a vida, não muda. 

Em terceiro lugar, para se evitar fracassos no próximo ano é preciso ouvir mais. Provérbios 15.22 afirma que: “os planos fracassam por falta de conselho.” Não é ouvir qualquer um, é ouvir as pessoas que temem a Deus, nos amam e querem o nosso bem. O orgulho e o preconceito impedem as pessoas de ouvirem. Muitas decisões erradas são tomadas pelo fato de não se pedir opinião, e decisões erradas se tornam atrasos de vida. 

Em quarto lugar, para se evitar fracassos no próximo ano é preciso também aprender a lidar com as dificuldades da vida. Provérbios 24.10 afirma que: “se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!” O próximo ano reserva a todos alegrias e lutas. Comumente somos enganados por acreditar que teremos apenas coisas boas na vida, mas isso não é verdade. Teremos lutas e precisaremos saber lidar com elas. Algumas serão extremamente difíceis e será necessário uma fé inabalável no Senhor, pessoas para apoiar e muita sabedoria. 

Infelizmente muitas pessoas entrarão no próximo ano sem fazer mudanças em sua vida espiritual, familiar, relacional, social, financeira e profissional. Elas já chegarão ao próximo ano sem norte e sem rumo, tudo porque decidiram continuar do mesmo jeito. 

Lembre-se sempre que o fracasso na vida é a combinação da insistência em viver sem considerar os princípios de Deus aliada às decisões insensatas. Fuja das duas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s