SEGUIR A JESUS

SEGUIR A JESUS

Em Lucas 9.57,58 Jesus e seus discípulos estavam caminhando quando de repente surgiu uma pessoa e disse a Ele: “…Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” 

No texto, Jesus não condena e nem discute quanto a ousadia, sensibilidade, ânimo ou a disponibilidade dessa pessoa. A resposta de Jesus apenas revelou as suas intensões e motivações. Essa pessoa busca em Jesus apenas conforto e segurança pessoal.

Quando Jesus compara o Seu modo de vida com as raposas e as aves, Ele apenas aponta que Sua missão de vida era mais importante do que a própria vida. Para Jesus, manter-se na missão da vida conforme o Pai Lhe dera, era mais importante do que o conforto e segurança da vida. 

Segundo Jesus, qualquer pessoa que se propõe a segui-Lo precisa estar também plenamente disposta a incorporar a missão. A missão de Jesus passa a ser a missão de seus seguidores. Seus verdadeiros seguidores não podem segui-Lo pensando em objetivos pessoais. Quem vem a Jesus simplesmente pensando em resolver problemas existenciais, realmente não entendeu a missão. 

Seguir a Jesus exige compromisso total com Ele. Exige fazer dEle o centro da vida. Exige ter nEle a razão da própria vida. Exige viver para Ele e seus propósitos de forma consciente e focada. Paulo entendeu isso de uma maneira tão clara que afirmou em Filipenses 1.20: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.” 

Não existe seguir a Jesus sem se render totalmente a Ele. Essa é uma entrega da vontade. É uma entrega sem discutir ou racionalizar. Em Lucas 9.23-25 temos o teor da entrega nos parâmetros de Jesus. Ele diz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?”

Se você realmente pensa em seguir a Jesus, é bom pesar as consequências dessa decisão. A principal delas é de âmbito pessoal. Ao considerar seguir a Jesus nos seus parâmetros uma crise se instaurará em sua vida. Essa crise vem porque você precisa decidir continuar vivendo do seu jeito ou se entregar totalmente a Ele; da forma e do jeito dEle.

Uma das reações daquela pessoa ao ouvir as palavras de Jesus foi decepção. Isso porque suas expectativas estavam no âmbito pessoal de conforto e segurança. Mas seguir a Jesus é algo muito diferente; significa negar-se a si mesmo, todos os dias tomar a sua cruz e segui-Lo sem olhar para atrás e para mais ninguém.

Você está disposto a seguir a Jesus nesses parâmetros?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s