O MAIOR NO REINO DOS CÉUS

O MAIOR NO REINO DOS CÉUS

Em Mateus 18.1-4 há algo muito interessante no ministério de Jesus. O texto diz: “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” 

Jesus nesse texto intenta atingir profundamente o coração de seus discípulos, isso porque eles estavam preocupados com a questão da grandeza. Eles fazem a pergunta “quem é o maior no reino dos céus?”, pensando que de alguma forma Jesus escolheria um deles para ser o maior. Eles queriam saber quem ocuparia o mais alto cargo de administração quando Jesus estabelecesse Seu reino. Eles apenas imaginavam um reino temporal do Messias, onde Ele mesmo, Jesus, concederia os espaços administrativos. Eles sonhavam com uma distribuição de honras; eles pensavam apenas em uma monarquia mundana. 

Jesus ao saber da intenção deles poderia apenas ter dito que Ele era o maior no reino. Mas não, Ele foi adiante. Ele sabiamente chamou uma criança e por meio dela apresentou o modelo dos principais, dos maiores no reino. Jesus apontou para a natureza da criança. Primeiro, que quando Ele chamou a criança ela veio voluntariamente e de bom grado. Segundo, ao apresentar a criança, os discípulos sabiam que as crianças de forma geral eram consideradas como propriedades e não como indivíduos; ninguém lhes dava valor. Terceiro, a criança com simplicidade e humildade torna-se o padrão da grandeza diante de Deus. Se alguém quer ser grande no reino de Deus, que se torne criança. Jesus deixa claro que o reino e sua grandeza tem princípios e valores diferentes. 

Ninguém poderá pertencer ao reino de Deus enquanto achar-se importante demais. É preciso atender ao chamado de Jesus e vir até Ele de bom grado, deixando para lá o que se acha que é, tem ou se tornou. 

Ninguém poderá pertencer também ao reino de Deus enquanto se achar no poder e no controle das coisas. Uma criança não controla, não ameaça e não tem poder sobre nada. Prepotentes, arrogantes, soberbos, jactanciosos e altivos nunca terão espaço no reino de Deus.

Segundo Jesus, ninguém poderá pertencer ao reino de Deus enquanto não enxergar sua fragilidade. Uma criança precisa de segurança; ela tem medo. Ela sabe que precisa desesperadamente que alguém segure sua mão num beco escuro ou diante de um desconhecido. Quem se acha forte demais não estará no reino de Deus. 

Jesus admite o fato de que ninguém poderá pertencer ao reino de Deus enquanto continuar na hipocrisia. As crianças não são boas em enganar. Elas são bastante miseráveis e fracassam sempre em enganar seus pais. Quem continua tentando esconder de Deus seus erros e pecados, nunca entrará no reino de Deus. 

Jesus sabia que devemos nos converter em uma criancinha, e o meio para isso é nos humilharmos, ou seja, deixarmos de ser adultos. No reino de Deus o único adulto é o próprio Senhor Jesus. Ele sabe onde nos levar, onde nos conduzir e como nos orientar. Não há espaço no reino de Deus para adultos, só para crianças, e essas são as que se humilham diante dEle. 

Pergunta: Você já se tornou uma criança? Sua resposta diz se você está no reino de Deus ou não.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s