DEUS ESTÁ NO CONTROLE

DEUS ESTÁ NO CONTROLE

Em Isaías 45.7 lemos: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” Isaías 46.10 afirma: “Que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.” O que esses dois versículos declaram? Eles expõem categoricamente que Deus é soberano e que está no controle de tudo e todos. 

Em um mundo, onde o ser humano acredita ser ele o centro de tudo, o ensino sobre um Deus soberano que está no controle de todas as pessoas e circunstâncias, não somente choca, mas chega a despertar sentimentos vis. A isso Charles Spurgeon declarou: “Nenhuma doutrina em toda a Palavra de Deus tem inflamado mais o ódio da humanidade do que a verdade absoluta de que Deus é soberano. O fato de que ‘o Senhor reina’ é indiscutível, e é esse fato que suscita a maior oposição no coração humano.” 

A “soberania de Deus” é definida na Bíblia como Seu completo, total e independente controle sobre cada criatura, evento e circunstância em cada momento da história. Davi declarou em 1 Crônicas 29.11,12: “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.” 

A “soberania de Deus” implica que Ele não é influenciado por algo ou por alguém. Isso significa dizer que Ele é absolutamente independente, e faz tudo como lhe agrada. Davi afirmou no Salmo 115.3: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.” Deus sempre está no controle de tudo, do menor ao maior no universo. Tudo o que ocorre é causado ou permitido por Ele tendo como fim os Seus próprios e perfeitos propósitos. Mas é preciso esforço diligente e cotidiano para conhecer esse Deus que controla tudo. Daniel 11.32 declara: “…mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.”

Conhecer a Deus é o maior desafio de cada ser humano. J. I. Packer nos aconselha: “…O estudo apropriado ao cristão é a divindade. A mais alta ciência, a mais elevada especulação, a mais poderosa filosofia que possa prender a atenção de um filho de Deus é o nome, a natureza, a pessoa, a obra, as ações e a existência do grande Deus… Nada é melhor para o desenvolvimento da mente que contemplar a divindade… Você quer esquecer sua tristeza? Quer livrar-se de seus cuidados? Então, vá, atire-se no mais profundo mar da divindade; perca-se na sua imensidão, e sairá dele completamente descansado, reanimado e revigorado. Não conheço coisa que possa confortar mais a alma, acalmar as ondas da tristeza e da mágoa, pacificar os ventos da provação que a meditação piedosa a respeito da divindade.”

Haverá sempre alegria, confiança, paz, tranquilidade, conforto e alívio de todos os medos do presente e do futuro quando seu coração estiver plenamente descansado nesse Deus que soberanamente reina e controla tudo e todos.

Um comentário em “DEUS ESTÁ NO CONTROLE

  1. O mais interessante é como essa contemplação e meditação sobre um Deus vivo torna-se mais produtiva quando há o Espírito Santo atuando nas mentes e corações da criatura. Sem isso vemos pessoas “brilhantes” com visões totalmente distorcidas de Deus. Outrora conheci um homem com muitas capacidades matemáticas, com facilidade em física e astronomia que se dizia ateu, e para corroborar sua tese da inexistência de Deus afirmava que não havia prova científica. Nabucodonosor sempre me chamou atenção pelo coração duro e vaidade. Sua história mostra claramente que há algo sobrenatural que vai além da capacidade humana entender, que a relação homem – Deus só se efetiva de um modo saudável mediante esse mesmo Espírito que atua e mostra a insignificância humana e a majestade divina. A partir daí, ou seja, da consciência das nossas limitações, é que Deus começa agir. É o primeiro passo. Conhecer a Deus exige atitude, vontade, fé, perseverança… Mas é bom! O resultado está descrito nas duas ultimas linhas do post: Paz, tranquilidade, conforto, alívio, alegria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s