O CUIDADO DE DEUS

O CUIDADO DE DEUS

Davi afirmou no Salmo 23.1: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.” O Salmo 23 é um dos mais conhecidos e queridos Salmos. O versículo 1 afirma em poucas e simples palavras que o Senhor cuida do seu povo.

Um dos maiores problemas que nos impede de desfrutar o cuidado de Deus é a ansiedade. A raiz principal da ansiedade é a incredulidade. A incredulidade acusa Deus de insensibilidade e de inércia. A incredulidade diz que Deus não pode, não quer e não deseja cuidar de nossas vidas. A incredulidade chama Deus de mentiroso, e isso é um grave pecado.

O cuidado de Deus para com seu povo é algo real. Em Isaías 41.10 o Senhor dissipa os medos com a certeza de Sua presença e ajuda. Ele diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

O cuidado de Deus se faz sentir em todas as circunstâncias da vida, mas em especial quando a luta e a dor parecem intermináveis. O Salmo 34.19 afirma que: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” Paulo diante de sua grande tribulação sentiu de perto o cuidado de Deus. Em 2 Coríntios 12.9 Deus disse a ele diante de sua dor: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…”

O cuidado de Deus também se manifesta através da direção para a vida. Deus afirma no Salmo 32.8: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Muitos propõem seus caminhos e querem que Deus os aprove. Mas não é assim que Ele age. Deus tem os Seus próprios e melhores caminhos e devemos nos adequar a eles.

O cuidado de Deus também é visto no fato de que Ele está terminantemente comprometido com o bem-estar de Seu povo. Romanos 8.31 declara: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8 é basicamente o coração do Novo Testamento. As verdades nesse capítulo apontam que Deus em Cristo está no controle da história do Seu povo. Essa história segue Seu plano no passado, que é executado no presente e será concluído em um glorioso futuro. Tentar apenas ver o cuidado de Deus no momento presente é perder a visão ampla do todo. Deus é sempre pelo Seu povo e nada e ninguém poderá frustrar esse plano e cuidado.

O cuidado de Deus também é visto pela forma como Ele usa as pessoas ao nosso redor. Em Romanos 16.13 Paulo diz o seguinte: “Saudai Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim.” Assim como Paulo, Deus usa pessoas para cuidar física e emocionalmente de cada um de nós.

Deus é um cuidador fiel, mas você precisa crer e viver essa verdade em sua vida. É sua responsabilidade descansar no cuidado dEle. Faça do Salmo 28.7 suas palavras e estilo de vida: “O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s