OS PROPÓSITOS DAS PROVAÇÕES

OS PROPÓSITOS DAS PROVAÇÕES

As provações virão! Quando elas chegam o desânimo e o vigor espiritual podem também aparecer. Quando as provações chegam o foco central nunca deveria ser a provação em si, mas os objetivos e propósitos de Deus nelas. 

Na verdade, o Senhor permite e usa as provações para certos fins. Um deles é para apurar a própria fé; saber a qualidade dela. Jesus afirmou em Lucas 8.13: “A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.”

Tiago 1.3 aponta para outro propósito da provação. O texto diz: “Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” Segundo Deus, as provações são importantes para fortalecer o caráter espiritual e ajudar a pessoa a se manter perseverante, duro, firme e inabalável.

Mas tudo também tem limite. As provações não duram eternamente. Deus sabe a hora de dar fim a todas elas. 2 Pedro 2.9 afirma que ” o Senhor sabe livrar da provação os piedosos…” Deus entende os nossos limites.

Não existe “Super Cristão”. Existe sim, pessoas que amam profundamente a Deus e por Ele estão dispostas a enfrentar tudo e todos, enquanto vivem um dia de cada vez olhando para Jesus e confiando nEle.

Por isso, mantenha-se firme diante de suas provações. Não abandone sua fé; não perca seu ânimo em Deus. Quando não tiver forças para nada, faça a oração do salmista no Salmo 143.11: “Vivifica-me, SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma.”

Creia firmemente que muita coisa boa de Deus virá após as provações. Creia assim! Viva assim! Fique firme!