SUPERANDO O ESTRESSE

SUPERANDO O ESTRESSE

Em 1 Reis 18, o profeta Elias desafiou toda a apostasia em Israel vencendo e destruindo os profetas de Baal. Em 1 Reis 19, Jezabel, a principal adoradora de Baal e esposa do rei Acabe, levantou-se ferozmente contra Elias, e ele então fugiu para salvar sua vida.  

Quando Elias ouviu a ameaça de Jezabel, isso tornou-se a “gota d’água” no copo de sua vida, precipitando-o num grande estresse e angústia. Deus então providenciou meios pelos quais Elias pudesse sair de sua angústia e estresse.

A primeira maneira que o Senhor usou para acabar com seu estresse foi levá-lo a descansar fisicamente. Elias despendeu energia física, emocional e espiritual lutando contra os profetas de Baal. Em 1 Reis 19.5 lemos que Elias “deitou-se e dormiu debaixo do zimbro…” Segundo a Bíblia, estresse se combate primeiramente com descanso do corpo. Isso inclui parar as atividades e tirar tempo para não fazer nada; tempo para dormir e descansar. É preciso tirar férias, viajar, sair para algum lugar.

A segunda maneira que Deus usou para lidar com o estresse de Elias foi levá-lo a orar. Em 1 Reis 19.10 Elias ora, dizendo: “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só e procuram tirar-me a vida.” Elias fez uma oração sincera e colocou diante de Deus suas frustrações. Deve-se parar a vida e buscar a Deus em oração. A oração abre o lacre para que a pressão emocional saia. 

A terceira maneira que o Senhor usou para lidar com o estresse de Elias foi dando a oportunidade para que ele reiterasse o foco de sua vida. Em 1 Reis 19.15-16 lemos: “Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” Depois de uma parada para descanso físico e tempo de oração, o Senhor revigorou a vida do profeta Elias com novas atividades. No meio das atividades diárias da vida naturalmente perdemos o foco, e quando se está fora do foco a tendência natural é desenvolver estresse e angústia.

A pergunta é: Quais desses princípios bíblicos da vida de Elias você precisa colocar em prática para sair do estresse que está vivendo?