ACERTANDO NAS DECISÕES 

ACERTANDO NAS DECISÕES

Deus deixou o livro de Provérbios na Bíblia para revelar os princípios que conduzem a uma vida boa, tranquila e sábia. Provérbios se estabelece a partir de uma verdade básica no capítulo 1.7, que diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Quando os princípios de Deus são prioritariamente considerados, a vida florescerá.

Dentre tantos princípios no livro de Provérbios, um deles é a forma sábia de como acertar nas decisões.

A primeira forma de acertar nas decisões é saber onde se está e o que se tem feito. Em Provérbios 4.26 lemos: “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.” Quando você não avalia sua vida, não pergunta o que e como está fazendo, não faz um “check-up” de suas decisões e ações diante de Deus, das pessoas e de si mesmo, então você dificilmente acertará na vida. Precisamos avaliar nossas vidas diante dos princípios de Deus. Por vezes temos que nos arrepender e nos dispor a mudar de vida urgentemente.

A segunda forma de acertar nas decisões é buscar a Deus em oração. Em Provérbios 3.6 lemos: “Reconhece-O (Deus) em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Quando você dirige sua vida sem buscar a Deus, sem querer saber Sua vontade, sua vida não dará certo. É preciso saber o que Deus quer de nossas vidas.

A terceira forma de acertar nas decisões é buscar conselhos com pessoas sábias e sensatas. Provérbios 15.22 diz: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Aconselhar-se com alguém temente a Deus e sábio é o meio que o próprio Deus usa para que a vida seja norteada.

Sendo assim, avalie sua vida diante de Deus, busque-O e entregue a Ele suas decisões, vá atrás de conselhos e siga por fé. Faça desses princípios um lema para as tomadas de decisões em sua vida.