A COMUNICAÇÃO EFETIVA

Há muitas pessoas fiéis ao Senhor, excelentes cidadãos, cônjuges e pais comprometidos, mas que têm uma grande dificuldade nos relacionamentos, especialmente porque não sabem a importância da comunicação efetiva.

Em Efésios 4.15 a Bíblia faz uma revolucionária afirmação: “Falando a verdade em amor…”

O ensino desse texto é que a comunicação efetiva significa “falar a verdade em amor…” Na prática, a comunicação efetiva leva em conta dois componentes básicos: ser sincero e ser sensível ao falar.

Ser sincero numa comunicação efetiva não significa ser duro, insensível ou áspero nas palavras. Na verdade, agir assim é ter uma atitude orgulhosa e arrogante que pode facilmente ser percebida pelo tom de voz. Ser sincero, “falando a verdade…”, simplesmente significa ser verdadeiro e transparente em relação ao assunto que está sendo tratado.

Ser sensível, significa comunicar de forma efetiva para ajudar o outro. Significa ouvir com atenção e interesse o que o outro tem a dizer. Significa entender o conteúdo emocional das palavras. Significa se colocar no lugar daquele que ouve. Significa entender o que se passa antes de emitir uma opinião verdadeira a respeito.

Jesus sempre foi sincero e ao mesmo tempo sensível em sua comunicação. Com o “jovem rico” em Marcos 10.21,22, o texto diz que Ele “…fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.”

Assim, valorize a comunicação efetiva em seus relacionamentos. Tenha um coração humilde e sensível diante de Deus e das pessoas, mas tenha coragem em dizer o que precisa ser dito. Promova uma conversa para acertar o que esteja pendente.

Seja sincero; fale a verdade, mas com amor, sensibilidade e carinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s