A ARTE DE OUVIR

“Ouvir” significa prestar atenção naquilo que está sendo dito por alguém. Ainda que a definição seja simples, e ouvir alguém não exija muita energia, agir assim não é algo fácil porque demanda disciplina, esforço e intencionalidade.

A Bíblia nos ensina o quanto somos todos deficientes na arte de ouvir; nossa disposição sempre é falar. Por isso Provérbios 18.13 nos adverte: “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.”

Crescer na arte de ouvir não é algo que acontecerá de hoje para amanhã. Requer o desenvolvimento de certos princípios.

O primeiro princípio que compõe a arte de ouvir é o amor. Ouvir é um convite a se importar e se preocupar com o outro. Na Bíblia, o início do amor a Deus começa com a escuta de Sua Palavra, então o início do amor a uma pessoa inclui aprender ouvi-la. O bom ouvinte ama porque se importa com a necessidade do outro.

O segundo princípio que compõe a arte de ouvir é paciência. A boa escuta requer diligência; requer concentrar no que outro está dizendo; requer entender e rejeitar mentalmente qualquer vontade de falar quando o outro ainda está falando. Paciência na audição significa continuar ouvindo as palavras, buscando entender o todo.

O terceiro princípio que compõe a arte de ouvir é fazer as perguntas certas. Provérbios 20.5 afirma: “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.” O bom ouvinte observa atentamente as palavras ditas, enquanto conduz a conversa através de perguntas cuidadosas, sábias e genuínas.

Assim sendo, decida ser um bom ouvinte. Decida ajudar alguém, ouvindo. Por um outro lado, seja grato caso alguém se disponha a lhe ouvir. Nunca esqueça de reconhecer aqueles que lhe ouvem e contribuem sabiamente para sua vida.

O mundo precisa urgentemente de bons ouvintes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s