OS COMPASSIVOS

Vivemos numa sociedade violenta. Matar e morrer estão se tornando algo normal. O desrespeito e o desafeto estão em níveis intoleráveis. O egoísmo está em alta e a compaixão em baixa. Não ser compassivo é uma realidade atual, especialmente porque as pessoas estão centradas demais em si mesmas.

O que significa ser compassivo? Significa ver, sentir e perceber a dura realidade do outro. Significa ser um com eles em seus sentimentos, dores, alegrias e expectativas. Significa fazer algo prático para trazer alívio e solução.

Ser compassivo é um claro ensino bíblico. Em Zacarias 7.9 somos exortados: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.”

Uma das razões por não sermos compassivos é porque por vezes nos falta uma clara visão de quem Deus é. O Salmo 103.13 afirma: “Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem.”

Jesus foi sempre compassivo porque Ele não só via as necessidades dos outros, mas se dispunha a fazer algo. Em Marcos 6.34, lemos: “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.” Jesus é o único que pode dizer precisamente para cada pessoa em sofrimento: “Sinto sua dor.”

Se você realmente quer ser usado por Deus, seja mais compassivo. Pare de se esforçar em fazer as coisas para Ele com um senso de obrigação e dever e busque apenas ver as pessoas como Ele as vê. Procure sentir o que elas sentem. Faça algo prático para ajudar, sem olhar a cultura, a cor da pele, o estado civil, social, físico, emocional e espiritual das pessoas.

Somente os compassivos entendem o que Deus sente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s