Viver a vida centrada em Deus inclui uma postura de dependência e humildade diante dEle. Em 1 Pedro 5.5 o apóstolo afirma: “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Tentar controlar a vida é um grande fardo. A maioria das pessoas sofrem porque vivem em sua própria força, capacidade e habilidade. Elas não se achegam a Deus para pedir orientação, sabedoria, força e discernimento. Na verdade, elas não levam isso em conta, e acham que essa atitude é um sinal de fraqueza ou de fanatismo religioso.
A graça de Deus está disponível apenas aos humildes. Os humildes são aqueles que já “jogaram a toalha” e reconheceram suas fraquezas e debilidades. Eles estão conscientes que não podem dar um passo a mais em sua própria sabedoria porque entendem que ela é falha e perigosa.
Enquanto conseguirmos manter a vida em nós mesmos, jamais experimentaremos um relacionamento com Deus. Qualquer postura arrogante e orgulhosa de nossa parte nos leva mais para longe dEle e para o fracasso na vida.
Devemos estar dispostos a reconhecer nossa necessidade diária; devemos manter-nos desesperados por Deus e por Sua ação poderosa em nossas vidas; devemos focar nEle como nossa única e última esperança. Quando assim o fizermos nossa vida encontrará norte e equilíbrio.
Todos aqueles que andam na soberba acabam sendo envergonhados, mas os que andam humildemente com Deus, encontrarão dEle as soluções para a vida. Isso é o que Provérbios 11.2 afirma: “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.”
Enquanto existir uma fagulha de segurança e esperança firmada em sua capacidade, força e habilidade, você nunca dependerá exclusivamente da graça de Deus.
Para você experimentar a graça de Deus em sua vida, é preciso que você abandone totalmente sua própria força, seus supostos méritos e dependa unicamente dEle