O PODER EM DIZER “NÃO”

Em Gênesis 33, após Jacó e Esaú se reconciliarem — depois de quase vinte e cinco anos de inimizade —, Esaú propôs a Jacó no versículo 12: “…Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti.” Nos versículos 13 e 14 Jacó lhe respondeu: “…Meu senhor sabe que estes meninos são tenros, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se forçadas a caminhar demais um só dia, morrerão todos os rebanhos. Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos…” Jacó reconheceu a boa intenção de Esaú, mas disse “não” a ele. Fez isso porque sabia do perigo que correriam seus filhos e seu rebanho caso aceitasse a boa e bem intencionada proposta de Esaú.

Vivemos num mundo onde a grande maioria das pessoas não entendem a importância de manter os limites. Elas sofrem muito quando precisam dizer “não” a outras pessoas. Pessoas que sempre dizem “sim” para todos, se atolam em  problemas. Elas sofrem porque tentam agradar outras pessoas. Elas temem dizer “não” pelo fato de serem rejeitadas e por isso acumulam estresse, frustração e desânimo.

Você não existe para ser um clone de ninguém; você não precisa ter a vida que o outro tem e muito menos vê-la como o outro a vê. Você é único. Você é você. Você precisa aprender a ter suas próprias opiniões, desejos, vontades e interesses, submetendo-os todos ao Senhor. Assim, você nunca terá problema em dizer “não” a alguém, porque você respeita suas prioridades; aquelas que Deus lhe deu.

O poder em dizer “não” pode ser expressado nas palavras simples e profundas de Charles Spurgeon: “Aprenda a dizer ‘não’. É melhor para você do que aprender latim.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s