A MATURIDADE ESPIRITUAL

Caso você seja pai ou mãe, uma das alegrias é ver seus filhos amadurecendo. Amadurecimento significa comportar-se de uma forma responsável, decidindo, enfrentando e lidando com as circunstâncias e consequências das realidades da vida.

Na família de Deus é a mesma coisa. Ao nascer pela fé no Senhor Jesus Cristo, Deus espera que você cresça e amadureça espiritualmente.

O autor do livro de Hebreus percebeu uma certa imaturidade espiritual daqueles cristãos ao escrever em 5.13,14: “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

O problema central é que esses cristãos hebreus ouviam a Palavra, mas não a obedeciam. Eles eram imaturos espiritualmente. Um sinal de maturidade espiritual é praticar o que se ouve. É mediante a prática da Palavra que se cresce e amadurece espiritualmente.

Há muitos que vão de igreja em igreja, de uma conferência bíblica para outra, enchendo caderno após caderno de notas, procurando no You tube o pregador “x” ou “y”, mas continuam sendo pessoas mal-humoradas, críticas, orgulhosas, difíceis, egoístas, irresponsáveis, etc. Por quê? Porque não praticam aquilo que ouvem. Se expor à instrução bíblica, ou ouvir verdades espirituais, mas não as praticar, não resolve nada.

Maturidade espiritual significa que você ouvirá e absorverá a verdade bíblica permitindo que ela penetre em sua vida, onde suas atitudes serão formadas e as decisões feitas. Assim, quando as circunstâncias chegarem e for necessária uma ação ou reação sobrenatural, o Espírito Santo lhe capacitará porque haverá munição suficiente para lhe dar estabilidade e força para enfrentá-las.

Não existe maturidade espiritual instantânea. A maturidade espiritual é conquistada pela perseverança, aplicando e obedecendo ao que se ouve da Palavra de Deus nas circunstâncias da vida.

Você diria que está nesse processo de maturidade espiritual?