Em Lucas 2.6,7 temos o relato do nascimento de Jesus: “Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”
A cena do primeiro Natal é muito intrigante. Jesus nasce numa manjedoura porque não havia lugar para Seus pais na hospedaria. Tudo é muito incomum, em especial porque as pessoas do Oriente Médio são extremamente hospitaleiras, prontas para ajudar e cuidar. Elas não são um tipo de pessoas que deixariam uma jovem mulher sozinha para ter uma criança.
O texto deixa claro que o dono da hospedaria foi indiferente à situação de Maria e José. Eles haviam percorrido cerca de 145 km de Nazaré a Belém, mas ele não se esforçou para ajudar naquela situação. Por que ele foi tão indiferente? A resposta é simples: ele estava ocupado demais.
A cidade de Belém estava movimentada e cheia por causa do censo; essa era a hora de lucrar. O dono da hospedaria não era insensível e nem hostil; ele estava apenas ocupado demais pensando em lucros e bens materiais.
Talvez nesse Natal você também esteja assim: indiferente. Indiferente porque você continua ocupado em querer outras coisas como lucrar mais, ser melhor visto pelos outros ou ainda você esteja envolvido com tantas coisas fúteis, desnecessárias e insignificantes para a sua vida.
Suas ocupações lhe fazem indiferente. Indiferente a simples e poderosa mensagem do Natal: que o Salvador Jesus veio ao mundo para lhe resgatar dos seus pecados, de si mesmo e lhe trazer a um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, que é a prioridade das prioridades.
Por isso, nesse Natal, não seja indiferente a Jesus como foi aquele hospedeiro. Você também pode estar perdendo a grande oportunidade de ter sua vida radicalmente transformada.
———————
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: