LIDANDO COM OS INIMIGOS

Jesus afirmou em Mateus 5.43-46,48: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes?… Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”

Os religiosos da época de Jesus interpretaram a seu bel-prazer a ordem de Deus em Levítico 19.18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo…” Eles acrescentaram: “…e odiarás o teu inimigo”. Eles desprezavam o texto de Levítico e desconsideravam o princípio básico de Provérbios 25.21: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber.”

Jesus ensina que seus seguidores não devem odiar, mas amar e orar pelos seus inimigos. O amor que Jesus ensina não é um sentimento, mas uma ação prática, humilde e sacrificial. E o amor precisa ser acompanhado de oração. Na oração o coração é libertado do rancor e preenchido pelo amor.

Assim, para praticar esse ensino de Jesus, você precisa ir a Deus e se arrepender de toda atitude vingativa, egoísta e odiosa. Você não conseguirá amar e nem orar em sua própria força. Somente em Deus é que você será capacitado para amar e orar pelo seu inimigo.

Agostinho disse: “Muitos têm aprendido a oferecer a outra face, mas não sabem como amar a pessoa que os esbofeteou.” Bonhoeffer afirmou: “Na oração colocamo-nos ao lado do inimigo, estamos com ele, junto dele e por ele diante de Deus.”

——————–

Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:

https://www.spreaker.com/episode/17859808

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s