Nossa cultura nos tenta convencer de que a verdade muda. Ela nos vende que Deus é desnecessário (secularismo), que não há absolutos (relativismo) e que no final de tudo você precisa centrar a vida em si e amar a si mesmo (individualismo).
Essas três filosofias (secularismo, relativismo e individualismo) estão destruindo o termômetro moral da sociedade nas últimas décadas e as consequências têm sido tremendas para a família e para cada um de nós.
O princípio básico é que quando você não começa a partir de Deus, sua vida torna-se um caos. Deus é verdadeiro e fala a verdade. Paulo ensina em Romanos 1.25 que sempre há uma tendência humana de trocar “…a verdade de Deus pela mentira…” Mas ele afirmou em Tito 1.2: “Na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir…”
Deus é verdadeiro e você precisa começar por Ele, incorporando Suas verdades em sua vida. O certo e o errado têm sua origem e significado no caráter dEle. A desonestidade está errada porque Deus é honesto. A infidelidade está errada porque Deus é fiel. O ódio está errado porque Deus é amor.
Conhecemos o caráter de Deus através da Sua Palavra, a Bíblia. Ela nos diz o que é a verdade, gostemos ou não. Ela mesmo afirma em Provérbios 2.6-8: “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.”
Você conhecerá a verdade olhando para Deus. A escolha sempre é sua.
O que você vai escolher?
——————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:
O salmista afirmou no Salmo 11.3: “Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”
Paulo escreve em 2 Timóteo 1.12: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.”
Deus é bom, amoroso, reto, santo, justo e sábio. Deus nunca está insensível à dor. Mas em Sua perfeita sabedoria Ele usa a dor para desenvolver áreas da vida. Ele sempre está mais interessado no nosso caráter do que no nosso conforto.
Paulo definiu a verdadeira conversão ao afirmar em 1 Tessalonicenses 1.9: “ …como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro.”
A Bíblia ensina sobre a entrada do pecado no mundo e como isso atingiu todas as faculdades do homem. Isso significa que seu corpo, alma e espírito são agora escravos do pecado. Jesus afirmou em João 8.34: “…Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.” Paulo também declarou em Romanos 6.20 e 7.14: “Quando vocês eram escravos do pecado…fui vendido como escravo ao pecado.”
Um seguidor de Jesus precisa demonstrar integridade ética. O padrão moral de um cristão precisa ultrapassar os mais altos princípios da própria ética humana. O Senhor Jesus ensinou em Mateus 5.20: “… se a justiça de vocês não for muito superior a dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.”
Todos enfrentaremos momentos de incertezas nessa vida. Talvez você tenha perdido um ente querido, tenha perdido seu emprego ou ainda acabado de se mudar e não conhece ninguém na cidade ou vizinhança. Talvez ainda você tenha recebido o diagnóstico de uma doença e não sabe o que fazer. As incertezas da vida são muitas.
Nada muda enquanto não houver atitudes. Vida diferente inclui atitudes diferentes. Atitudes certas são o resultado direto de uma forma de pensar certa. Pensamentos afetam as atitudes, atitudes modelam os hábitos e os hábitos determinam os caminhos da vida.